
-
Arquitetos: sukchulmok+BRBB Architects
- Área: 128 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:hong seokgyu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com vista para a horta, esta casa é composta por volumes intersecionados feitos de diferentes materiais. Essas formas sobrepostas definem a concha externa, garantindo privacidade enquanto criam uma sensação de profundidade e calor no interior. Sua aparência, envolvendo o terreno como um gesto protetor, inspirou o nome Pojeon-jip (抱田), que significa "uma casa que abraça o campo".

O terreno era originalmente uma extensão de 400 pyeong (aproximadamente 1.300 metros quadrados) de terras agrícolas situadas aos pés de uma montanha. Foi cultivado pelo marido aposentado e sua esposa, que passaram mais de uma década cuidando da terra com as próprias mãos. Este jardim querido se tornou tanto um lugar de descanso quanto um refúgio divertido. Desejando que sua vida pós-aposentadoria se centrasse nesta terra, eles solicitaram a construção de uma casa em parte dela.

Quando visitamos o local pela primeira vez, ele parecia uma clareira aberta e exposta, tornando a privacidade um dos principais desafios de projeto. Para resolver isso, propusemos sobrepor a massa arquitetônica com os limites do terreno, permitindo que a cerca e as paredes externas se conectassem organicamente. Essa estratégia criou densidade espacial e, apesar da área limitada, gestos verticais e a extensão da concha externa aumentaram a sensação de escala e abertura visual.

As paredes e o telhado foram projetados com base em módulos de 600×1200mm, com altura definida de 2400mm para consistência e ordem. Como resultado, ritmos intencionais surgiram nos cruzamentos dos materiais. Esses ritmos criam uma profundidade ótica onde elementos volumétricos e planos parecem se sobrepor, formando uma experiência espacial em camadas.


Com um gesto acolhedor, o volume revela um exterior sólido, quase como uma fortaleza, ao mesmo tempo em que enquadra, no interior, vistas da encosta arborizada como molduras de concreto. Por meio de um programa que entrelaça agricultura e vida cotidiana, os moradores vivem em estreita conexão com a natureza.



Pojeon-jip é uma casa onde a agricultura e a vida coexistem. Ela serve como um refúgio pacífico para o casal e um recipiente para suas memórias. Também cria um espaço orgânico para a vida multigeracional—onde a vida flui ao lado do cheiro da terra.



















